segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Quem é quem?
http://www.youtube.com/watch?v=w45RosZRfO8
sexta-feira, 20 de agosto de 2010
O furacão Dilma
Pergunto á oposição e a mídia:
- O que fazer? E aí?
- E aí, nada...
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Ah! eu tô maluco!
ANA PAULA SCINOCCA - Agência Estado
O candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, aumentou hoje o tom das críticas à adversária Dilma Rousseff (PT). Ele chegou a acusá-la de plagiar propostas apresentadas por ele. "Eu faço propostas e, dali dois a três meses, a candidata do PT vem e me faz a mesma proposta. Já são sete. Estou fazendo uma coleção", disse. "O importante não é a cópia. Eu só queria às vezes o direito autoral", prosseguiu. Depois, em entrevista, voltou ao tema, provocado por jornalistas. "Eu não faria uma lei para proibir cópias. Mas fica mais elegante dar o crédito. Não precisa pagar o direito autoral", disse.
domingo, 15 de agosto de 2010
Divulgue o nosso blog
Seja gentil com os colegas blogueiros. A blogosfera agradece.
Minha Casa,Minha Vida, Minha Geladeira, Meu Sofá...
Para quem é pobre, qualquer móvel ou eletrodomésticos adquirido é motivo de ogulho e de uma pequena ascenção social simbólica.
Investir também na auto- estima do povo sempre foi um excelente negócio porque ao desvalido sempre foi negado qualquer direito. A cidadania agradece.
E nesse pequeno espaço onde o povo debate assuntos de interesses coletivos regionais, e até nacionais; encontro notícias que a mídia corporativa esconde criminosamente da população em geral. É a vergonha das vergonhas.
Solidarizo-me com a proposta da futura Presidente do Brasil, cujo projeto de inclusão de móveis e eletrodomésticos no programa Minha Casa Minha Vida transcende o aspecto meramente social. É a verdadeira redenção da população pobre desse país. Imagine a cara de felicidade dos empresários que abastecerão a demanda desse novo mercado?
O abrupto rompimento do atraso oligarca do Brasil com o avanço para uma sociedade mais justa e equilibrada, transforma o cidadão pobre num verdadeiro paradigma de um Brasil verdadeiramente gigantesco, e ainda mais forte.
É o fim do atraso, defendido pela elite mais rancorosa do mundo, que tanto a Fiel Corinthiana quanto eu conhecemos à exaustão, de modo a lhes entender os motivos em um singelo olhar.
Parabéns aos idealizadores dessa verdadeira onda de progresso que varrerá esse país dentro de pouquíssimo tempo...
quarta-feira, 16 de junho de 2010
O Brasil e a FAO
O Brasil, segundo a FAO, terá sua produção agricola aumentada em 40% no período compreendido entre 2010 e 2019, ficando à frente da China, da Rússia e da Índia, cuja produção oscilará entre 20% e 26%.
O relatório também destaca que dentre os setores que mais se destacarão serão o das oleaginosas, superando por volta de em 2018, nada mais nada menos que os Estados Unidos, o maior exportador mundial.
sábado, 5 de junho de 2010
Quando outubro chegar
Não acredito em revanchismo da futura Presidente do Brasil mas, apraz-me verificar que nessa perseguição doentia da mídia ao governo Lula, a Dilma e ao PT não me tem faltado argumentos para constatar que os chamados barões da mídia botaram o próprio pescoço no bloco do carrasco. Será intrigante e interessante, ao mesmo tempo, observá-los querendo DESESPERADAMENTE alterar as regras do jogo aos 45 minutos do segundo tempo, quando tiverem certeza absoluta da eleição da Dilma. A relação espiritual que os une parece que despertou o sinal de alerta: “estamos quase fud.., quer dizer falidos”. Ao que tudo indica, quando outubro chegar, puxar o saco da Dilma não vai adiantar e, quem sabe, só lhes reste dançar um tango…
sábado, 10 de abril de 2010
Empregos e mais empregos
“A economia está crescendo em ritmo crescente e consistente, principalmente a indústria. Vamos gerar mais de 2 milhões de empregos formais neste ano”, afirmou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi.
sexta-feira, 9 de abril de 2010
A velha mídia desde sempre
JORNALISMO DAS MESMAS FONTES
Disk Fonte: o jornalismo papagaio de repetição
… O problema são as mídias que sempre, sempre, sempre procuram esses mesmos caras para repercutir. Sempre eles. E somente eles. Façam um teste e procurem esses nomes no seu jornal, revista, rádio, TV, site preferidos.
Questões trabalhistas? Disk Pastore
(O sociólogo José Pastore, mas sem dizer que ele dá consultoria para a Confederação Nacional da Indústria e a empresários que têm interesse direto no assunto)
Constitucionalismos? Disk Ives Gandra
(O respeitável jurista do Opus Dei não vacila jamais)
Ética? Disk Romano
(O professor de filosofia Roberto Romano)
Questões sindicais? Disk Leôncio
(O cientista político Leôncio Martins Rodrigues)
Ética na política? Disk Gabeira
(O deputado federal Fernando Gabeira,
que viaja bastante de avião…)
Ética dos juros? Disk Eduardo Giannetti
(O professor do Ibmec é quase um gênio)
Pau no governo Lula? Disk Marco Antônio Villa
(Historiador. Tiro e queda.)
Mais pau no governo Lula?
Disk Lúcia Hippólito - com a vantagem de ser uma das meninas do Jô)
Relações internacionais? Disk Rubens Barbosa
(Ex-embaixador. Precisa diversificar?
Disk Celso Lafer, o ex-chanceler)
Mercado financeiro?
Disk Arminio Fraga, o ex-BC
Mercado financeiro mundial? Disk Paulo Leme
(O cara está em Wall Street, pô, sabe tudo…)
Segurança pública? Disk Zé Vicente
(Ele é durão, estava lá dentro, mas fala como sociólogo. E com a vantagem de não ficar falando em direitos humanos para qualquer “resistência seguida de morte”. É o coronel esclarecido…)
Partidos? PT especificamente? Disk Bolívar
(O cientista político Bolívar Lamounier, mas, por favor, não diga que ele é filiado ao PSDB)
Geografia? História? Demografia? Sociologia? Socialismo? Política? Geopolítica? Raça? Relações internacionais? Coréia? Pré-sal? Cotas? Mensalão? América Latina? MST? Pugilistas cubanos? Liberdade de imprensa? Farc? Tarso Genro?
Disk Demétrio Magnoli.
sábado, 3 de abril de 2010
Vox Populi Vox Dei
Em bom português, a expressão significa o nome de uma empresa que trabalha com pesquisas de opinião pública.
Segundo o Datafolha - também conhecido como "Databranda" -, empresa de pesquisas de opinião pública (coligada ao representante máximo do PIG, o vergonhoso jornal paulistano Folha de São Paulo), empresas co-irmãs umbilicalmente ligadas aos tucanos e ao ex-governador José Serra, informam que em última análise, quer dizer que, da mesma forma, ou quem sabe diferentemente, ou, sobretudo, no entanto, apesar de..., ou seja: José Serra está com 98% das intenções de voto contra 1% da ex-ministra Dilma Rousseff. Será eleito 25 dias antes do primeiro turno. Ciro Gomes e Marina Silva não foram citados na pesquisa.
Divulgada a pesquisa do Vox Populi, em 03 de abril de 2010, onde a Ministra está a quiméricos 3% do tucano-mor, os representantes da Databranda questionados a respeito dos números, de forma evasiva justificaram: Não é bem assim. Os números não mentem. No máximo, criam novas tendências para o eleitorado.
Tenho a impressão de que na próxima pesquisa do Vox Populi, tão próxima estará a Dilma do Serra, que ao passá-lo vai cortar a sua barba...
sexta-feira, 2 de abril de 2010
Divulgue o nosso blog
Seja gentil com os colegas blogueiros. A blogosfera agradece.
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Governo Lula não quer saber fonte de jornalista
“Se pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, eu não vacilaria um instante em preferir o último.” Thomas Jefferson
“A imprensa não tem que ser justa; tem que ser livre.” Márcio Thomaz Bastos, ex- Ministro da Justiça
“A imprensa regula o Estado, e a internet se contrapõe à própria versão da imprensa sobre as coisas. A internet é o espaço da liberdade absoluta, para além da liberdade de imprensa.” Ayres Britto, Ministro do Supremo Tribunal Federal
São Paulo, 29 de março, 2010
Dra. Juliana Resende Lima
Delegada da Polícia Federal – São Paulo
Prezada Dra. Juliana Lima,
Lamentavelmente, depois que falamos ao telefone surgiram compromissos profissionais que me impedem de atender ao seu convite.
(Anexo o e-ticket da viagem.)
Gostaria, porém, de ponderar, com todo o respeito, que não vejo por que ser entrevistado numa ação “disciplinar” realizada pela Corregedoria da Polícia Federal.
Desde que recebi o documento concernente ao convite, me fiz essa pergunta: o que eu tenho com isso ?
Daí a razão do meu telefonema, além de informar que não seria possível atender ao convite na data antes marcada.
Mas, percebi que a senhora – com um tom de voz deselegante e até arrogante, devo sublinhar – quer saber quem me passava informações sobre a Operação Satiagraha.
Sou jornalista há 49 anos e me habituei a entender o que as pessoas me dizem.
Diante disso, telefonei ao gabinete do Ministro da Justiça – a quem, pelo menos no plano formal, a Polícia Federal se subordina – e formulei a seguinte pergunta, dirigida ao próprio Ministro Luiz Paulo Barreto: “O Governo do Presidente Lula agora deu para querer saber a fonte de jornalista ?”
Para responder a essa pergunta, a Assessora Especial do Ministro da Justiça, Christina Abelha, me honrou com uma visita à redação do Conversa Afiada, em São Paulo, nesta sexta-feira 26 de março de 2010.
A Sra. Abelha me informou que o Ministro da Justiça, em absoluto, não queria saber quais eram as minhas fontes de informação.
Pedi, então, que dissesse isso por escrito, num e-mail que pudesse submeter à sua douta apreciação, Dra Resende Lima.
Aí vai, na íntegra, o e-mail que recebi neste sábado:
Caro Paulo Henrique,
Atendendo seu pedido de esclarecimento sobre a intimação para que compareça, na condição de testemunha, à Corregedoria da Superintendência Regional da PF em São Paulo, para prestar informações no interesse de Sindicância instaurada pela Corregedoria-Geral, a fim de apurar possíveis vazamentos nas investigações que culminaram na Operação Satiagraha, informo que:
Sua preocupação, a mim relatada, de que o interesse único dessa intimação seria conseguir os nomes de suas fontes, envolvidas no trabalho jornalístico que realizou, não procedem. O direito do jornalista de preservar os nomes de suas fontes é lícito e, em momento algum, você será obrigado a revelá-las.
Por parte do Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, esclareço que não há e não haverá, em sua gestão, qualquer tipo de ação abusiva de sua equipe, no sentido de forçar cidadãos, no pleno exercício profissional, a revelar o que tiverem o direito de resguardar.
Esperando ter esclarecido suas dúvidas, despeço-me,
Christina Abelha
Assessora Especial do Ministro da Justiça
Dra. Resende Lima, recentemente tive a honra de entrevistar no programa “Domingo Espetacular” o Vice-Presidente da República, Dr José Alencar.
Foi uma entrevista emocionante, que teve, numa leitura preliminar do IBOPE, 16 pontos contra 15 da Globo (depois, nas leituras não-preliminares do IBOPE, a Globo costuma reagir).
A certa altura, perguntei ao Dr. José Alencar, que se submeteu a 15 cirurgias para combater o câncer, se tinha medo de morrer.
Ele respondeu: “Não tenho medo da morte. Tenho medo da desonra.”
Dra. Resende Lima, para um jornalista, revelar a fonte é pior que a morte: é uma desonra.
Aproveito o seu zelo profissional para perguntar sobre o andamento de uma denúncia que fiz à Policia Federal sobre perseguições que sofri de pessoas ligadas ao Governador José Serra e ao banqueiro condenado Daniel Dantas.
Transcrevo, a seguir, a notícia sobre a denúncia que publiquei em meu site na internet, o Conversa Afiada:
Um portador entregou hoje, segunda-feira, dia 26 de janeiro (de 2009), a seguinte representação na sede da Polícia Federal, em São Paulo.
Quem recebeu foi D. Leonice, secretária do Superintendente da PF em São Paulo, Dr Leandro Daiello Coimbra.
A representação foi protocolada às 10H55M, sob o número 08500.000346/2009-25
Exmo. Senhor
Superintendente da Polícia Federal no Estado de São Paulo
Delegado de Polícia Federal Leandro Daiello Coimbra
N E S T A
Senhor Superintendente,
Paulo Henrique Amorim, jornalista, … vem à presença de V.Exa. para expor e requerer o que segue:
O requerente e membros de sua família têm sofrido ações de espionagem, perseguição e grampo telefônico por parte de indivíduos que atuam a mando do banqueiro Daniel Valente Dantas e do governador José Serra. A ação desses indivíduos visa intimidar a atuação profissional do requerente, cuja cobertura jornalística noticia atos prejudiciais à sociedade praticados por Dantas e Serra.
Diante do exposto, e em atendimento à solicitação do Exmo. Ministro da Justiça, dr. Tarso Genro (conforme correspondência anexa) o requerente solicita de V.Exa. sejam adotadas as providências necessárias para apuração dos fatos e punição dos envolvidos.
São Paulo, 26 de janeiro de 2009
Paulo Henrique Amorim
Se for o caso, posso encarecer ao Exmo. Ministro da Justiça para que, como fez o antecessor, sugira à Polícia Federal para concluir as investigações.
Atenciosamente,
Paulo Henrique Amorim
Em tempo: gostaria muito de dar o furo sobre o áudio do grampo do diálogo do Ministro Gilmar Mendes com o Senador Demóstenes Torres. Sei que a grave denúncia da respeitada revista VEJA está sob exame desta Polícia Federal. Como jornalista, eu teria um imenso prazer em divulgar esse áudio, se a Sra, Dra Resende Lima, me ajudasse a descobrí-lo. Garanto o sigilo da fonte.
Paulo Henrique Amorim
Armando Nogueira: herói ou vilão?
Não sou jornalista e nem convivi com o jornalista Armando Nogueira.
Essa imagem do Armando Nogueira afundando no lamaçal da ditadura, em que anos de amor ao esporte, gentilezas e tentativas de agradar ao maior número possível de telespectadores, remetem a uma conjectura um tanto quanto irracional: seria o Armando Nogueira vítima ou agente da ditadura?
Com a palavra a história...
A Globo e os professores
Cerca de quarenta entidades ligadas ao funcionalismo público, num ato realizado no vão livre do MASP, em uma aglomeração que se estendeu por várias avenidas ao longo da região da Paulista. Oitenta mil manifestantes, que não passaram de oito mil ao olhos da PM serrista, provocaram redução no fluxo de veículos e paralisia em alguns setores da cidade de São Paulo.